O Bibliotecário é o agente mediador de informação em todos os meios e suportes, tanto no meio tradicional como no meio virtual. O profissional da informação até bem pouco tempo, era visto como um mero guardador de livros. E agora, como tem que ser este profissional do novo milênio?
O Bibliotecário sempre teve “medo” de atender os usuários. E se escondia entre mesas e livros, com a “desculpa” do trabalho técnico excessivo. A prioridade era a seleção, o tratamento da informação e a preservação do material que chegava a biblioteca ou centro de informação. O agente se esforçava em fazer uma boa aquisição e seleção, dando prioridade a arrumação do acervo, em detrimento do atendimento ao usuário.
A função do profissional do próximo milênio vem tomando novos rumos. Abrem-se leques de oportunidades ao Administrador da Informação que deve estar ligado nas novas tendências mundiais de informação, através principalmente da INTERNET, que oferece vários produtos e serviços sem que o cliente saia de casa para adquirí-los. Além disso, é necessário acima de tudo conhecer o perfil do seu usuário, suas necessidades e desejos para que seja prestado um serviço de qualidade. Saber encontrar as fontes e os materiais que os usuários necessitam, é a base para o serviço de informação. Para isso, é fundamental unir a técnica, a tecnologia e a criatividade para fazer a diferença na prestação de serviços aos seus usuários.
Desta forma, o Bibliotecário terá que mostrar no seu serviço um diferencial, um algo a mais, com isso ele estará resolvendo um problema informacional do seu cliente, e também valorizando a percepção da competência profissional sua perante ele. O que motivará o cliente a buscar seus serviços novamente. Raquel Guimarães