sexta-feira, 6 de julho de 2012

Borboleta


Borboleta

Você me fascina!
Toda colorida, voa exibida.
Nasce feia e oprimida,
mas se transforma e fica linda.
Tua forma atrai admiradores de todas as idades.
Das crianças e jovens até a melhor idade!
Felicidades bela Borboleta!

Raquel Guimarães 


Resiliência

Uma pesquisa mostra que a resiliência é a principal competência da primeira metade do século 21.
Conceito emprestado pela física à psicologia do trabalho, a resiliência é a capacidade de resistir às adversidades e reagir diante de uma nova situação. Um profissional pode precisar dela tanto para encarar a pressão e a competição do mercado quanto para atravessar momentos difíceis, como crises econômicas e acidentes.
"A resiliência é um fator crítico para enfrentar os desafios desta primeira metade do século", diz Paulo Yazigi Sabbag, professor da escola de Administração de empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV) e idealizador da primeira escala nacional para avaliar o nível de resiliência de profissionais adultos.
Conheça os caminhos para desenvolvê-la:
http://www.holdenrh.com.br/blog/resiliencia-e-a-principal--competencia-da-primeira-metade-do-seculo-21.php

quarta-feira, 4 de julho de 2012

O tempo e a distância

  
O tempo não tem limite, cor, idade, personalidade, mas faz a gente chorar de saudade de alguém muito especial que está longe. O tempo mesmo não tendo limite é pouco para a gente se encontrar, minha saudade muita, mas isto não traz o esquecimento.
A distância é grande, mas não é tão grande quando o meu amor por você. O meu amor faz a distância não ser um obstáculo, e sim uma prova do que realmente sentimos um pelo outro.
O tempo e a distância não nos impedem de amar. 
Portanto, não é o tempo nem a distância que separam duas pessoas. O que separa é a falta de cumplicidade, de compreensão e de respeito.

 Raquel Guimarães


terça-feira, 3 de julho de 2012

Ficha catalográfica, Referência bibliográfica e etc.


                                                                           

Ficha catalográfica: descreve de forma detalhada as informações bibliográficas de uma publicação, como autoria, título, editora, ano de publicação, ISBN/ISSN e assuntos. Apresentada no verso da folha de rosto de livros, monografias, dissertações, teses e periódicos. Seguindo os padrões estabelecidos no Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2). O sistema de Classificação documentária utilizado é a Classificação Decimal Universal (CDU). 

Referência (revisão): corresponde a uma listagem de obras utilizadas pelo autor para elaboração do texto.
Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual". (NBR 6023, 2003, p. 2)

Pesquisa por assunto: busca de referências em vários tipos de documentos sobre um assunto determinado pelo pesquisador que solicita o levantamento para seu estudo e análise.

Raquel Guimarães - CRB10/1431

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Fotografia

“Quando o homem vê a si mesmo através dos velhos retratos nos álbuns, ele se emociona, pois percebe que o tempo passou e a noção de passado se lhe torna de fato concreta”. (KOSSOY,1989, p.67).

Referência bibliográfica:

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ática, 1989. 110p. (Série Princípios)

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Seja um cidadão consciente

Reclame quando estiver faltando na sua cidade iluminação pública, quando tiver buracos na rua, lixo nas calçadas, cano quebrado jorrando água, supermercado que tendo 12 caixas, não tem empacotador. Isto é um direito seu, eu diria mais, um dever como cidadão.

Segue endereços úteis:

Prefeitura de Porto Alegre
Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/

Secretária Municipal de Obras e Viação - SMOV
Supervisor de Iluminação Pública 
José Luiz Toffoli Machado
(51) 3289-8565

toffoli@smov.prefpoa.com.br

Departamento Municipal de Água e Esgoto - DMAE
Rua 24 de Outubro, 200 - Moinhos de Vento - CEP 90510-000 - Porto Alegre, RS
Fala Porto Alegre 156

Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DMLU
 Avenida Azenha, 631 - Bairro Azenha - Porto Alegre, RS
(51) 3289-6999


PROCON - RS
Rua 07 de Setembro, 723 - centro
Porto Alegre - RS - CEP: 90010-190
Fone: 51- 3287-6200 - Atendimento: Das 10hs às 16hs

Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul - MP
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100

quinta-feira, 28 de junho de 2012

O Profissional da Informação

       O Bibliotecário é o agente mediador de informação em todos os meios e suportes, tanto no meio tradicional como no meio virtual. O profissional da informação até bem pouco tempo, era visto como um mero guardador de livros. E agora, como tem que ser este profissional do novo milênio?
      O Bibliotecário sempre teve “medo” de atender os usuários. E se escondia entre mesas e livros, com a “desculpa” do trabalho técnico excessivo. A prioridade era a seleção, o tratamento da informação e a preservação do material que chegava a biblioteca ou centro de informação. O agente se esforçava em fazer uma boa aquisição e seleção, dando prioridade a arrumação do acervo, em detrimento do atendimento ao usuário.
     A função do profissional do próximo milênio vem tomando novos rumos. Abrem-se leques de oportunidades ao Administrador da Informação que deve estar ligado nas novas tendências mundiais de informação, através principalmente da INTERNET, que oferece vários produtos e serviços sem que o cliente saia de casa para adquirí-los. Além disso, é necessário acima de tudo conhecer o perfil do seu usuário, suas necessidades e desejos para que seja prestado um serviço de qualidade. Saber encontrar as fontes e os materiais que os usuários necessitam, é a base para  o serviço de informação. Para isso, é fundamental unir a técnica, a tecnologia e a criatividade para fazer a diferença na prestação de serviços aos seus usuários.
      Desta forma, o Bibliotecário terá que mostrar no seu serviço um diferencial, um algo a mais, com isso ele estará resolvendo um problema informacional do seu cliente, e também valorizando a percepção da competência profissional sua perante ele. O que motivará o cliente a buscar seus serviços novamente.  Raquel Guimarães