terça-feira, 19 de junho de 2012

Leitura

A importância da leitura e compreensão de texto na nossa vida é irrefutável. A leitura de um livro, revista, jornal, gibi é bem-vinda, não só para estudo, diversão e informação, mas para a compreensão de ideias, desenvolvimento intelectual e aperfeiçoamento da fala e escrita.
Quanto mais leitura, maior será nossa compreensão do mundo onde vivemos. Das possibilidades de mudança em nossas vidas, através das informações lidas num jornal ou revista, sobre saúde, exercícios ou mesmo uma dica para economizar mais no orçamento doméstico, são infinitas.
O desenvolvimento intelectual passa também pela leitura de bons autores, de várias áreas do conhecimento que vão desde arte até medicina. E tudo isto, convergindo para o aperfeiçoamento da nossa língua mãe.
Eu sou uma prova disso. Tinha muita dificuldade em escrever, cometia muitos erros de português, fui incentivada por uma tia a ler. Então quando estava me preparando para o vestibular, me associei na Biblioteca Pública do Estado. Além de estudar as matérias para o vestibular, eu lia muito também, especialmente literatura brasileira e gaúcha, que poderiam cair na prova. Notei então, um tempo depois, que comecei a escrever melhor, a ter mais interesse por redação.
Já gostava de escrever poesia, fazia redação na escola, inclusive para uma prima que não gostava de redação. Lembro que a minha professora, uma escritora, dizia que eu era original em minhas redações. Isto também foi um estímulo para continuar escrevendo e lendo cada vez mais!
Deixo a frase do nosso poeta Mário Quintana, para reflexão, “O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê.”
Fica a dica: leia muito, aproveite o seu tempo com a leitura. Você não se arrependerá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário